Área do Cliente

Advogado

Alta complexidade em Direito Digital, Internet e Tecnologia

Telefone:

(44) 3227-8596

  • Graduação

    Formado em Direito pela UVV – Centro Universitário de Vila Velha – ES

  • OAB

    Inscrição principal: OAB-ES 13.004;
    Inscrição suplementar: OAB-PR 42.809.

  • Curso

    Curso Direito Digital Aplicado – Turma 02 – GVlaw – Fundação Getúlio Vargas, São Paulo – SP.

  • Comissão de Direito e Tecnologia da Informação OAB-PR

    Nomeação em 2014, portaria 16/2014 OAB-PR.

  • Union Internationale des Avocats

    unnamedMembro da União Internacional dos Avogados, com sede em Paris, França.

    Inscrição nº24.064

  • ABA – American Bar Association

    unnamed

    Membro da American Bar Association, inscrição nº02.468.414

  • Instituto Brasileiro de Direito da Informática

    Captura de tela 2014-10-11 09.51.56

Leonardo Serra de Almeida Pacheco

Livros e bytes na era do compartilhamento: um pouco sobre Leonardo Pacheco
(por Enter Assessoria Jornalística)

Advogado de direito digital apaixonado por tecnologia, Leonardo Pacheco inicia uma nova etapa de sua trajetória: O registro (ainda que de um modo nada biográfico). A forma escolhida é o compartilhamento de seus conhecimentos sobre o Direito Digital.

No início de 2005, o advogado capixaba Leonardo Pacheco percorreu mais de 1700 quilômetros e veio morar em Maringá – PR em busca de um novo desafio profissional e acadêmico. Nesta cidade, soube aproveitar as oportunidades que teve e fundou seu próprio escritório de advocacia.

Inicialmente, atuou na área de Direito Tributário (na qual também é especialista) mas, aos poucos, conseguiu agregar ao trabalho outros conhecimentos adquiridos pelo contato com o mundo da tecnologia, uma de suas paixões. Os contatos na área e a pesquisa contínua de informações relacionadas a esse universo fizeram dele uma referência no assunto, com atuação nos estados do ES, PR, SP e SC.

Há cerca de dez anos com experiência na área jurídica, boa parte desses na “Cidade Canção”, ele tem muita história pra contar num ramo que, para muitos, ainda é considerado incipiente e sem dúvidas está em constante mudança: o Direito aplicado às questões da tecnologia (direito digital).

Leonardo Pacheco se considera um pioneiro da tecnologia. Antes mesmo da existência de internet comercial no Brasil, já experimentava os efeitos do compartilhamento de dados, com a criação de um Bulletin Board System, ou BBS, que pode ser traduzido como Sistema de Quadro de Avisos, um sistema no qual os usuários trocavam mensagens e dados, que funcionava em sua casa.

Segundo ele, essa vontade de conhecer mais o mundo tecnológico rendeu bons frutos. “Esta experiência me rendeu a indicação para participar do Projeto Piloto da Internet Comercial no Brasil, feito pela então estatal Embratel. Fui um dos primeiros a ter acesso discado pela internet no Brasil.”

Não só a curiosidade e a inovação – sinais típicos dessa era/geração/ciclo (como preferirem chamar) – como também a vontade de compartilhar conhecimento e dividir experiências, levaram Leonardo Pacheco a disponibilizar mais informações, de modo mais claro, acessível, dinâmico e até mesmo divertido, para aqueles que acompanham seu trabalho ou desejam conhecer um pouco mais sobre o universo do direito digital.

Assim, foi dado início ao trabalho deste site, que reflete um pouco do que tem feito este advogado high tech –que, apesar de apreciar novidades, não dispensa aquele contato “olho no olho”. Por isso, não só convidamos você a explorar este site, como também a dar um “pulinho” no escritório pra tomar aquele bom e velho café.